Datas votivas de Setembro
Menina Izildinha
Maria Izilda de Castro Ribeiro, mais conhecida como a Menina Izildinha, o Anjo do Senhor, foi uma menina a quem se atribuíram milagres e curas, até mesmo depois de morta. Nos anos 50 do século XX os seus parentes moradores no Brasil resolveram trasladar o seu corpo para o Brasil. Em 1 de agosto de 1950, portanto 39 anos após sua morte, quando foram fazer a exumação do seu corpo verificaram que ele continuava em perfeito estado, bem como as suas vestes e até as flores que enfeitavam a urna funerária
Nossa Senhora de Nazaré
Uma antiga tradição diz que a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi esculpida por São José. A imagem original, esculpida em madeira, encontra-se em Portugal. Existem notícias de réplicas trazidas pelos portugueses ao Brasil desde 1630. Em Belém, Pará, a grande festa do Círio de Nazaré é celebrada desde 1793. Hoje esta é a maior festa católica do mundo dedicada a Nossa Senhora, reunindo mais de dois milhões de pessoas todos os anos. O símbolo mais importante que caracteriza Nossa Senhora de Nazaré é o Menino Jesus em seu colo segurando o globo nas mãos.
Nossa Senhora das Dores
A imagem de Nossa Senhora das Dores apresenta-nos uma simbologia clara e bela sobre os sofrimentos pelos quais a Virgem Maria passou. Os sofrimentos da Mãe de Jesus a tornam uma grande intercessora diante de Deus em nosso favor. Foi num momento de sofrimento, durante a crucificação de Jesus, que o Mestre nos entregou sua mãe como 'Nossa Mãe'. Portanto, as Dores de Nossa Senhora são importantes e a tornam também 'Co-redentora' da humanidade.
São Cosme e Damião
A imagem dos santos Cosme e Damião, conhecidos também como os santos gêmeos, conta-nos muito sobre a vida desses dois irmãos que se santificaram através do exercício da medicina, da oração e da doação aos mais necessitados. Os dois irmãos estudaram medicina na Síria e exerceram o ofício em várias cidades do Oriente Médio por volta do ano 260. Eles conhecidos como padroeiros dos médicos, farmacêuticos e protetores das crianças.
São Miguel Arcanjo
Nos ensinamentos católicos, São Miguel tem quatro papéis principais. O primeiro é como comandante do Exército de Deus e o líder das forças celestes em seu triunfo sobre os hostes infernais. No segundo, Miguel é o anjo da morte, levando a alma de todos os falecidos para o céu. Neste papel, na hora da morte, Miguel desce e dá à alma uma chance de se redimir antes da morte, atrapalhando assim o diabo e seus asseclas. As orações católicas em geral se referem a este papel de Miguel. No terceiro papel, ele mede as almas numa balança perfeitamente equilibrada. Em seu quarto papel, São Miguel é também o guardião da Igreja. Este papel também se estende a ser o santo padroeiro de numerosas cidades e países.
São Gabriel Arcanjo
O nome Gabriel também vem do Hebraico e quer dizer "Deus é meu protetor" ou, ainda, "homem de Deus". São Gabriel Arcanjo tem como missão principal ser o anunciador das revelações de Deus.
São Rafael Arcanjo
O nome Rafael é a junção de duas palavras hebraicas: “Rafa”, que significa cura, e “El”, que significa Deus. Rafael, portanto, significa "Cura de Deus" ou, também, "Curador divino". Ele é considerado o chefe dos anjos da guarda. Também é invocado como o anjo da Providência, aquele que está sempre velando por toda a humanidade. Na missão de São Rafael Arcanjo, está incluída a cura das feridas da alma e do corpo. São Rafael Arcanjo é também um dos sete espíritos que assistem mais próximos de Deus.
30/09. Santa Terezinha
Santa Terezinha
Conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, foi uma freira carmelita descalça francesa conhecida como um dos mais influentes modelos de santidade para católicos e religiosos em geral por seu "jeito prático e simples de abordar a vida espiritual". Juntamente com São Francisco de Assis, é uma das santas mais populares da história da Igreja. O papa Pio X chamou-a de "a maior entre os santos modernos".